Nome

CEPA

Origem

Pé de Videira

CEPA é uma peça na qual a nobreza das madeiras do Douro e a histórica relevância da cortiça nacional, associadas à sabedoria das mãos de artesãos locais se unem ao vinho, através da simplicidade do desenho.

Construir a identidade de um vinho é construir uma poética em torno desse vinho. A ideia de lugar, história e origens, que estão na génese da identidade do vinho, são, em primeiro lugar, a poética criada em torno do território, das circunstâncias, das pessoas. A identidade é uma construção mental e a sua autenticidade advirá da capacidade de se relacionar com as pessoas, de ser partilhada, respeitada e reconhecida.
Esta criação celebra o vinho e trabalha os seus símbolos, as suas características, adicionando valor ao acto do seu transporte, ao acto de o servir e à colocação da garrafa sobre a mesa.

CEPA é produzida a partir de uma peça única de madeira ou cortiça, na qual se escavam duas cavidades que se intersectam: uma para a garrafa, outra para a rolha. A assimetria das cavidades permite que seja transportada, de forma estável, com a mão esquerda, enquanto o vinho é servido com a direita. Sobre a mesa, ambos os vazios são preenchidos pelos dois elementos que protegem e conservam o vinho – a rolha e a garrafa – agora contextualizado por texturas e aromas que estão na base da sua origem e preservação.

uvas

Da terra para o vinho

A palavra “cepa” é usada para se referir à parte do tronco das videiras que está enterrada no solo e ligada às raízes. A cepa desempenha um papel fundamental no crescimento e na sustentação da videira, sendo responsável pela absorção de nutrientes do solo e pelo transporte desses nutrientes para as partes superiores da planta. Influencia ainda diretamente a qualidade das uvas e, consequentemente, dos vinhos produzidos a partir delas.
O nome “CEPA” cria uma conexão com a essência e a importância das videiras, criando uma ligação direta entre o significado do seu nome de origem e o propósito desta peça, que enobrece o acto do transporte, serviço e colocação das garrafas de vinho à mesa.

Douro

Impacto social

Uma percentagem da venda de cada CEPA reverte para a associação Plantar Uma Árvore, para o projeto Pronatura, ou para a associação internacional One Tree Planted, associações que desenvolvem e implementam programas para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, através da plantação de árvores e da consequente restituição de bosques nativos e das espécies autóctones.
As suas iniciativas procuram valorizar o património natural, reduzir danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais, promover a biodiversidade e restabelecer funções ecológicas, através da restituição da floresta nativa, fomentando, transversalmente, de forma ativa, a sustentabilidade ecológica, a consciência ecológica, a cidadania participativa e a responsabilidade social e ambiental.

A CEPA já plantou: 25 árvores

Associação Plantar uma Árvore
Associação One Tree Planted

Agradecimentos

Os autores agradecem a todos os que contribuíram e contribuem para o contínuo desenvolvimento da CEPA, nomeadamente:

– Arq. Fernando Seara (diretor do Museu do Douro)
– Arq. Maia Pinto (antigo diretor do Museu do Douro)
– Eng. Bento Amaral (enólogo, IVDP)
– Eng. Paulo Osório (antigo vice-presidente do IVDP)
– Prof. Álvaro Domingues (geógrafo, docente na FAUP)

– Ivone Ribeiro (consultora de vinhos)
– Sérgio Leitão (marketer)
– Vasco Coelho Santos (Chef at Euskalduna)
– Eng. José Simões e Eng. Pedro Simões (SPSS)
– João Petiz (Everythink)